Limpeza de caixa de gordura: procedimentos para limpar
A limpeza de caixa de gordura é fundamental. A caixa de gordura é um dos pontos mais importantes no encanamento da cozinha. A sua função principal é garantir que o excesso de gordura não vá para a tubulação e acabe parando dentro da rede de esgoto e estação de tratamento.
Muito além de uma estrutura que oferece praticidade para evitar entupimentos, a caixa de gordura é uma estrutura exigida por lei para evitar a contaminação da água e do solo por conta da gordura derivada da limpeza de talheres.
A Esgotecnica realiza este serviço a mais de 30 anos, sempre com muita qualidade e eficiência, oferecendo as melhores soluções para os clientes e para o meio ambiente. Pensando na importância desses sistemas, estamos trazendo este importante artigo para todos os nossos leitores e clientes!
A limpeza da caixa de gordura é necessária para evitar que a rotina de uma residência ou de uma empresa seja afetada por conta de entupimentos e outros problemas. É fundamental estar por dentro de pontos importantes para garantir que você está fazendo tudo corretamente!
Qual a importância da limpeza de caixa de gordura?
Como o nome já indica, a caixa de gordura é responsável por coletar a gordura que vem da limpeza de talheres, pratos e panelas na cozinha. Através da simples ação da gravidade, a água passa pela tubulação e a gordura fica retida na caixa.
Como muita gente sabe, a gordura tende a se acumular nos canos, causando bloqueios que são difíceis de serem resolvidos. Portanto, em primeiro lugar a caixa de gordura protege o esgoto da casa.
Em segundo lugar, a caixa evita que a gordura seja jogada no meio ambiente, contaminando o solo. E por último evita que toda essa gordura chegue à estação de tratamento, o que prejudicaria bastante todo o procedimento de tratamento.
Sendo assim, a limpeza da caixa de gordura é importante para evitar que o seu uso seja prejudicado. Como é de se esperar, eventualmente a caixa de gordura acaba enchendo, causando entupimentos, retorno de dejetos pelo ralo da pia e outros problemas.
Em situação mais grave, a caixa de gordura pode acabar transbordando, não apenas causando problemas de mau cheiro, mas também problemas de contaminação do solo.
O que a legislação diz sobre a limpeza da caixa de gordura?
Quais são as Legislações específicas para a limpeza da caixa de gordura. O código ABNT NBR 8160:1999 estabelece as exigências e recomendações relativas ao projeto, execução, ensaio e manutenção dos sistemas prediais de esgoto sanitário e caixa de gordura, para atenderem às exigências mínimas quanto à higiene, segurança e conforto dos usuários, tendo em vista a qualidade destes sistemas. O que é determinado por diversos setores e que pode até gerar multa, é não realizar a limpeza de maneira correta e acabar deixando que a caixa de gordura transborde. Outro ponto importante é que a vedação da caixa deve estar em bom estado para evitar infiltração.
Quando limpar a caixa de gordura?
Apesar de não existir uma legislação que demande um período mínimo de limpeza, é fundamental que esse procedimento seja feito para evitar problemas.
Com isso em mente, é preciso entender que, mesmo sem uma legislação específica, existe algumas recomendações que devem ser seguidas.
Para garantir o bom funcionamento da caixa de gordura, é necessário fazer a limpeza a seguinte periodicidade:
-
De 6 em 6 meses para as caixas localizadas em residências comuns;
-
De 3 em 3 meses para caixas de gordura de apartamentos;
-
De 1 em 1 mês em bares e restaurantes de pequeno porte ou pousadas e albergues;
-
No caso de grandes restaurantes, ou restaurantes com comida tipicamente gordurosa (cadeias de fast food) é necessário que a limpeza seja realizada com menos frequência, podendo chegar a uma limpeza por semana.
A importância de contratar uma empresa profissional para limpar caixa de gordura
Enquanto a caixa de gordura de uma casa ou apartamento pode ser limpa com certa facilidade e seus dejetos descartados sem muitos problemas (de preferência que sejam levados a uma empresa de tratamento), quando falamos de restaurantes e espaços maiores, é necessário contratar uma empresa.
Em caixas de gordura que recebem um grande fluxo de efluentes, a limpeza manual é muito difícil. Além disso, não há maneira de descartar os efluentes sem causar impacto para o meio ambiente.
Ao contratar uma empresa, você recebe todo o apoio para um serviço e que utiliza métodos e equipamentos que evitam problemas.
Com o uso do equipamento de sucção, a gordura é totalmente retirada da caixa e é transportada em veículos específicos, evitando o despejo em lugares inadequados. Contamos com todas as certificações e licenças que atestam que atuamos para proteger o meio ambiente e todos nossos clientes!
Comentários para este post estão fechados.